quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Oficina de reaproveitamento de materiais com o tema : MANDALAS




E foi assim que aconteceu ...
A oficina foi feita assim...
Reaproveitamos muitas mídias de cds e dvds que iriam para o lixo.
Vem ver como foi !

Arrumei a mesa de trabalho e os materiais para receber a todos com muito mimo.
Todo mundo teve seu cantinho para trabalhar e ganhou uma apostila.
Se vc desejar uma cópia da apostila da oficina clique aqui


Na bancada de materiais espalhei um pouco de tudo que poderia ser usado 
na decoração das mandalas.
Os cds e dvds foram doação, os esmaltes e as bijuterias tbm.


Teve ate um mini telão ( noot) para passar as imagens das mandalas coloridas 
que usamos de sugestão como modelo



Desmontamos os colares de bijuterias e soltamos as pedrinhas para o pessoal utilizar.

Cada colar que desmontamos deu uma boa quantidade de pedraria e
deu pra atender todo mundo super bem !

Depois de ensinar a galera a limpar a mídia com fita crepe,
começamos a pintura com o esmalte.


Ahhh mas tem um segredinho ai tah !
Não passe o pincel como se estivesse pintando achatado.
Dê pequenas batidinhas para que a tinta se acumule formando uma poça de tinta 
e vá espalhando devagar.

Com a tinta plasticor, faça os contornos
e somente depois , use o esmalte.



Em outro  momento,
teve até a ONG da galera dos moradores de rua.
Eles tbm vieram prestigiar a oficina !


No início todos acharam que não conseguiriam.
Mas só que não ! kkkkk
Todos conseguiram e ficaram lindas !

Foi muita concentração...
'
E muita risada tbm .
Entre uma explicação e outra, um sorriso e uma canção...

A nossa querida tia da xerox arrasou !

Todo mundo conseguiu fazer uma mandala

Teve visitantes...

Teve reencontro de colegas aposentadas...

Teve música...

Teve muita dedicação...

De uma maneira ou de outra, todo mundo fez sua mandala bem linda.

Foram muitos modelos diferentes ...

E muita mão na massa...

Conclusão:
uma mandala mais criativa e colorida que a outra !


Circular ou em linha reta...


Com penduricalho ou com pedraria colada...

Toda a bijuteria desmontada que provavelmente iria para o lixo foi reaproveitada.

E aquele monte de cds e dvds foram todos reaproveitados.
Vão servir de enfeite no jardim de muitas residencias , além de trazer bons fluídos claro !

Nenhuma continha foi perdida .
Reaproveitar é tudo de bom.
A natureza agradece e o planeta tbm.

Fotos: Aize Nasser
créditos: Secretaria de Educação de São Bernardo
#By Val



segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Oficina de reaproveitamento de materiais ! corujinhas ... S2

Sabe aquele momento em que reaproveitar é necessário?
Então ! kkkk
É agora ou nunca .
Pensando nisso, resolvemos reaproveitar um dos materiais que a natureza nos oferece gratuitamente. principalmente nesta época do ano... PINHAS !
Sim...
PINHAS que todo mundo usa para os enfeites de Natal.
Mas como existem uma série de considerações e discussões na esfera da Educação pelo tema desta data ( Natal ) , resolvemos a problemática usando outro tema : Corujinhas !
A intenção é ensinar a reaproveitar tah !
Então vamos lá !

Primeiro dei uma garimpada por ai e encontrei muitas idéias super legais :

Corujinhas de feltro.

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Abayomis

Desde 2003, o dia 20 de novembro ficou conhecido com o Dia da Consciência Negra.
A  data comemorativa foi estabelecida pelo projeto de Lei nº 10.639, quando foi instituído nas escolas do país o ensino da história e da cultura afro-brasileiras. A data, aliás, faz referência a um personagem de grande relevância na história brasileira: Zumbi dos Palmares.
A história que vou contar agora começou há centenas de anos, em um tempo que pessoas eram comercializadas como coisas e obrigadas a trabalhar e servir em todos os sentidos outras pessoas economicamente mais fortes. Os africanos foram trazidos da África para o Brasil em grandes navios, atravessando o oceano Atlântico com fome, sede, calor, medo e esperança. Eram viagens muito difíceis, longas e cansativas, e muitas pessoas vieram apenas com a roupa do corpo. Algumas viagens duravam meses. Muitos nem chegaram, morreram no caminho.
As crianças choravam assustadas, porque viam a dor e o desespero dos adultos. As mães negras, então, para acalentar suas crianças, rasgavam com as próprias mãos tiras de pano de suas saias e faziam bonecas para os pequenos brincarem.



segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Garrafa lousa vaso de flor :)


Sabe aquela inspiração do momento que dá super certo?
Então !
Reaproveitamento de garrafas que além de vaso são lousas de recados.
Super demais !
Vem conferir como foi...


sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Marcadores mega reaproveitados !


E depois da montagem do espaço, foi a vez dos marcadores de livros .


Ai foi mesmo em série e em masa !
Vem conferir oque foi feito com muita sobrinha de material .
Pensa em papelzinho e tecidinho, tudo para reaproveitamento?
Então... fiz logo 500 ! =)
Vem conferir no que deu :


quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Espaço de Cultura Interativa ! Inaugurou !


Pensem numa pessoinha feliz da vida com a inauguração de um espaço?
Então...
Essa sou eu !


O Espaço de Cultura Interativa é assim:


         A implantação de um espaço de cultura interativa na garagem da Secretaria de Educação apoia-se no principio de que a compreensão da Arte deve ser construída com ações que permitam aos educadores e educandos da rede o desenvolvimento do fazer artístico, apreciação e da reflexão sobre as diferentes linguagens da arte com atividades interativas, mostras culturais e exposição dos trabalhos das unidades escolares, socializando e multiplicando as ações e como disparador de outros canais como: clube dos professores, blog, formações (presencial e ou virtual), página e site no portal da educação, formação em parceria com instituições de artes de São Bernardo, museus de São Paulo e outras instituições Nacionais e Internacionais para intercâmbio de materiais, acervos e saberes.
O espaço em seu projeto formador irá procurar atender as necessidades do educador oferecendo formação continuada possibilitando assim autonomia na criação de seus projetos. Esse espaço será um recurso em potencial para gerar processos educativos criativos propiciando a exploração de diferentes linguagens e materiais. Para as crianças terá importância no desenvolvimento cognitivo, sensível cultural e na aprendizagem das diferentes linguagens de artes que acontecerão por meio de atividades lúdicas e educativas, ampliando assim suas experiências e possibilidades de expressão para representar sua visão de mundo, o ambiente que o cerca, suas emoções e marcando seu momento histórico como interprete deste mundo.

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Reaproveitando CDS, mídias e caixinhas...s2

Pensa numa pessoa feliz com uma caixa cheinha de mídias de cds a serem descartadas e um monte de caixinhas de cds de acrílico para serem reaproveitadas !
Então...
essa pessoinha sou eu hoje !
kkkk

Olha que riqueza que eu ganhei =)




Faça seu tapete de banheiro perfeito em apenas 3 passos !

Um tapete de banheiro custa quanto?
É sério !
Vai lá ver quanto custa esse danado ! que além de ser uma toalha mais grossinha que custa o olho da cara, vc não tem muitas opções.
Sair do banho quentinho, abrir o box com o maior cuidado e pá !
Pisar ainda molhada em cima daquele tapete fininho... molhando tudo e fazendo a maior lambança no banheiro, ninguém merece !
Ai fuça, mexe e remexe e vô-á-lâ !
Achei algo que vai dar outo significado pro seu banheiro.
Vem comigo conferir esse tapete super macio que você pode fazer em apenas 3 passos.

(foto ilustrativa )

Vamos precisar de:
Um pedaço de entretela no tamanho que você deseja seu tapete. O meu vai ser de 60 x 30 cm.
Camisetas de malha velha para serem cortadas as tirinhas em 8 cm de comprimento por aproximadamente 2 dedos de largura da malha. Serão muitas tirinhas ta ? Corte na horizontal para aproveitar melhor todo o tecido.
Tesoura e muito capricho.

1) Corte as tirinhas da malha
2) Passe pelo buraquinho da entretela
3) De um nó e prontinho !

Super facinho ne ?
Além de ficar lindo e feito por você mesma, seu tapetinho acomoda bem um corpo molhado em cima dele e a malha recolhe bem o excesso de água sem fazer lambança no seu banheiro.
Corre picotar as camisetas velhas que a entretela custa bem baratinha .


Agora corre la estreiar e volta pra contar !
#ficaadica
By Val

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Atelies... chuva de idéias...


Pensa numa inquietação de mexe e fuça e remexe e acha !
Pra refazer meu novo Ateliê que está desmontado neste exato momento , sai a caça de outras idéias...
Em cada imagem nova eu imaginava como seria se colocasse igual no meu.
Foram tantas imagens que acabei por selecionar para vcs apenas as que mais me chamaram atenção.
Venham comigo conferir !

Boráaaaaaa ...

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Como as cores influenciam as compras !


Muitas pesquisas sobre a influência das cores e identidade visual no marketing já foram realizadas. Os resultados são incríveis, afinal, quem iria imaginar que as cores influenciam na decisão de compra dos consumidores?
Agora que vc já sabe que as cores tem um poder bem legal sobre as vendas, estude o seu caso, leia com atenção, escolha sua cor e manda ver no seu negócio !

vem ler mais sobre ...