Mais um pouco sobre Junk Journals

Hoje, revendo minhas postagens,  resolvi escrever um pouquinho sobre sobre junk journals, pois ainda é um tema novo para a cultura brasileira. O que é e para que serve ou mesmo como fazer um passo a passo .

Espero que este post ajude a entender um pouco mais sobre !

A fim de desvendar a cultura do junk journal, este post  é dedicado aos iniciantes que como eu , amam um registro, um reaproveitamento e criar peças exclusivas .

Os junk jounals ou diários lixo, podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente a maioria deles compartilha uma característica principal: o diário é feito principalmente com uma mistura de materiais encontrados e reciclados. 

Agora, para que o diário é usado e a finalidade do próprio diário de sucata, é claro, variam muito de pessoa para pessoa!

Muitas pessoas vão até chamá-lo de junk journal porque é uma mistura de todo o “lixo da vida”, outras, o utilizaram para registros do dia a dia, como álbuns de memórias de viagem, como livro de assinaturas, de lembranças e mais uma infinidade de situações das quais você deseja uma memória eternizada .

Para algumas pessoas, inclusive eu, um diário de lixo é como aquela gaveta de lixo na sua cozinha - tem um pouco de tudo e mais alguma coisa rsrs...

É claro que encontrar uma “definição oficial” não é totalmente possível, já que não está no dicionário, é claro, mas fiz o possível para obter uma definição que a resumisse da maneira mais clara possível em uma frase

Esta é uma maneira um pouco genérica de resumir tudo, é claro, mas acho que explica claramente para aqueles que podem não ter ideia do que pode ser um junk journal.

Esta é a definição geral que uso quando tento explicar um milhão de vezes as diferenças entre scrapbooking, art journaling, junk journals e planners para as pessoas não habilidosas em minha vida.

Como um diário indesejado é uma mistura de todos os tipos de coisas, naturalmente, todos usam seu diário de maneira diferente e desfrutam de seu próprio processo exclusivo de criá-lo. Se você está curioso para obter algumas ideias sobre como usar um diário indesejado, há muitas maneiras excelentes de fazê-lo funcionar para você.

Junk Journal: Um livro que geralmente é feito com materiais encontrados e reciclados para ser usado como uma forma de coletar e registrar memórias, pensamentos, ideias e inspiração.

1. Use-o como um Diário Diário

Um diário diário é exatamente o que parece  é um diário que você usa para as coisas do dia a dia. É um daqueles diários em que quase tudo e qualquer coisa pode acabar nele.

Você também pode coletar e exibir coisas efêmeras das coisas diárias que faz  talvez aquele papel de bala que você ganhou do boy, aquela fita de embrulho de um presente que te marcou ou uma etiqueta de algo que você comprou ! são inúmeras possibilidades.

Esses tipos de diários inúteis são uma ótima maneira de lembrar coisas diferentes da vida. É uma maneira divertida de documentar e lembrar todos aqueles pequenos momentos que tornam a vida grande.

De certa forma, torna-se um álbum de recortes diário para muitas pessoas, mas é claro que você sempre pode incluir coisas como diário escrito, anotações ou listas de tarefas.

2. O planejador do Junk Journal

Outra ótima maneira de usar um junk journal ? como planner !

Como boa educadora que sou, meu cérebro esta sempre no “modo lista de tarefas”. Eu também costumo usar e abusar de pequenos adesivos e fitas washi taper e papéis então é realmente uma vitória usar um junk journal dessa maneira, porque descarrega minha parte obcecada por criar e colorir também.

Você pode optar por manter o diário em formato de calendário ou apenas torná-lo uma maneira divertida de explorar ideias e acompanhar os projetos nos quais está trabalhando.

3. Faça um livro de memórias

Um livro de memória é um livro que mostra a vida e as memórias de uma pessoa. Esta é uma ótima maneira de usar seu junk e registrar momentos especiais como comemorações em família, datas especiais, ida a shows, cinemas, viagens ou qualquer outro acontecimento que voce deseje registrar e eternizar.

Desde a noticia da chegada da minha neta Aurora, eu iniciei um junk journal de memórias e nele fui colocando em ordem cronólogica dos acontecimentos , o teste da gravidez, o primeiro ultrassom, a primeira foto da bebe pelo ultrasson ainda na barriga da mãe dela e por ai foi até o seu nascimento, os cartões que acompanharam os presentes de boas vindas, as dedicatórias e mensagens de titios, titias, padrinhos etc... Passamos pelos 11mesversários e terminei esse junk com o registro do aniversário de 1 aninho.

Esse junk memoriza para a Aurora seu início de vida  e tudo que aconteceu com a sua chegada. 

Agora para dar continuídade , fiz outro junk só para registrar seu primeiro aninho.

4. Ideia de presente personalizado
Os diários de sucata são um presente super personalizado e criativo para dar a alguém, especialmente para aqueles momentos sentimentais como feriados, formaturas, casamentos, aniversários  ou mas mesmo apenas por diversão.

Claro, isso depende da compreensão e apreciação do diário pelo destinatário  mas definitivamente pode ser uma ótima ideia.

Por exemplo, alguns natais atrás, fiz um diário de férias para minha melhor amiga, que também é arteira e ama um papel como eu.

5. Como livro temático

Outra ótima maneira de fazer seu junk journal é dar a ele um tema específico. Se você gosta de registrar há várias maneiras de fazer um livro ter assuntos diferentes ou cercar um tema central.

Por exemplo, você pode fazer um que seja só flores e jardinagem, ou fazer um que tenha o tema de uma certa história ou livro como Alice no País das Maravilhas. Esses diários temáticos podem ser muito divertidos de ler e ver todas as pequenas coisas diferentes.

Claro, essas são apenas algumas ideias. Você pode fazer qualquer coisa em um junk journal, assim como faria com um diário de arte. Na verdade, você pode até usar um junk jounal como um diário de arte .

Art Journal, são esses cadernos maravilhosos acima,  cheios de "coisinhas" tecidos e penduricalhos que são típico da cultura européia e que vem chegando ao gosto dos brasileiros também. 

Para quem gosta de combinar materiais diversos na construção do seu Junk como pedaços de papel , tecidos, costura e colagem, e todo e qualquer suprimentos de artes como tintas acrílicas, gesso, aquarelas e muito mais. 

Qualquer escolha que você fizer será uma boa escolha porque não existe certo ou errado na arte de se expressar . Ouse, invente , crie e arrase !

#ficaadica      #byV@l    #junkjournal    #junk4u







Comentários

Postagens mais visitadas