As 5 marias ou os 5 manés...
Cinco pedrinhas ou saquinhos cheios de
arroz são o material necessário para a brincadeira conhecida como Cinco-marias. Este é o nome dado ao jogo em que os
participantes lançam saquinhos ou pedrinhas para o alto e têm de apanhar outras
do chão. Há variações de regras e etapas, mas são comuns o número de peças
(cinco) e os lançamentos para o alto.
Nomes
O jogo tem vários nomes ao redor do país: três marias, jogo das pedrinhas, nente, belisca, capitão, liso, xibiu e epotatá (em tupi, quer dizer “mão na pedra”), jogo do osso, onente, bato, arriós, telhos, chocos e nécara.
O jogo tem vários nomes ao redor do país: três marias, jogo das pedrinhas, nente, belisca, capitão, liso, xibiu e epotatá (em tupi, quer dizer “mão na pedra”), jogo do osso, onente, bato, arriós, telhos, chocos e nécara.
Onde se joga: Pode ser jogado no
chão, em uma mesa ou em outra superfície plana, como uma cama.
Material necessário:
Cinco saquinhos ou pedrinhas pequenas e de tamanhos parecidos (aprenda a fazer seu próprio kit). Pode ser jogado no chão, em uma mesa ou em outra superfície plana, como uma cama.
Cinco saquinhos ou pedrinhas pequenas e de tamanhos parecidos (aprenda a fazer seu próprio kit). Pode ser jogado no chão, em uma mesa ou em outra superfície plana, como uma cama.
Jogadores: Pode ser jogado
individualmente ou em pequenos grupos.
Nas próximas páginas, conheça as regras
e as formas de jogar cinco-marias. Aprenda também a fazer seu próprio kit de
cinco-marias e um pouco da história da brincadeira.
O jogo tem diferentes fases e regras, com graus de dificuldade
maiores ou menores, que variam de acordo com a região do país.
A idéia principal é jogar um saquinho para cima, pegar um dos que
estão
no chão e pegar novamente o que está no ar sem deixá-lo cair. Importante:
você não pode encostar nas outras peças enquanto faz isso.
no chão e pegar novamente o que está no ar sem deixá-lo cair. Importante:
você não pode encostar nas outras peças enquanto faz isso.
Regras gerais
Joga uma pessoa por vez. Se errar, perde a vez para o próximo. Quando o
outro errar ou chegar ao fim do jogo, o primeiro volta a jogar de onde parou.
Joga uma pessoa por vez. Se errar, perde a vez para o próximo. Quando o
outro errar ou chegar ao fim do jogo, o primeiro volta a jogar de onde parou.
Para decidir quem começa,
os jogadores tiram a sorte.
Veja algumas formas
de brincar de Cinco-marias.
Com uma mão só Pegando do chão
1. Espalhe os cinco
saquinhos (ou pedrinhas) no chão. O melhor jeito é jogá-los para cima e deixar
cair de qualquer jeito, sem que fiquem muito longe um do outro.
2. Escolha um saquinho,
jogue-o para cima e pegue outro do chão com a mesma mão. Você precisa ser
rápido o bastante para conseguir pegar o primeiro na volta.
3. Jogue os que estão na
mão para o alto e, sem deixá-los cair, tente pegar mais um. Continue até que
esteja com os cinco na mão.
4. Agora que conseguiu,
tente fazer diferente: em vez de pegar um saquinho por vez enquanto o que jogou
para cima não cai, você tem que pegar mais de um por vez.
5. Comece tentando pegar
dois de cada vez. Lembre-se que não pode deixar cair nenhum dos que estão na
mão enquanto pega os próximos. Conseguiu? Agora tente pegar dois saquinhos na
primeira vez e três na segunda. Por fim: jogue um para cima e tente pegar os
quatro restantes de uma vez só!
Jogando no chão
1. A partir de agora, o
jogo muda: em vez de começar com as cinco marias no chão, você começa com todas
elas na sua mão.
2. Jogue uma para cima,
deixe as outras quatro caírem e pegue de novo a primeira. Recolha todas.
3. Jogue uma para cima,
deixe três no chão e pegue a primeira antes de cair. Você vai ficar com duas na
mão. Jogue uma para cima, deixe uma cair e pegue a primeira de novo.
4. Recolha as cinco para
continuar. Agora, jogue uma para o alto e coloque no chão apenas uma por vez,
até sobrar apenas uma.
1. Para deixar a
brincadeira mais divertida, repita a primeira fase (Pegando do chão), só que,
cada vez que pegar um saquinho do chão, você precisa dar um beijinho nele antes
de capturar a que lançou para o alto.
Zigue-zague
1. Coloque três
saquinhos no chão em linha reta, com uma certa distância entre eles.
2. Jogue um para cima e
dê toquinhos na que sobrar fazendo com que ela percorra um zigue-zague em torno
das que estão alinhadas, sem encostar nelas (nem com o saquinho nem com a mão).
Faca
1. Enfileire quatro
saquinhos no chão
2. Seu objetivo é bater
com a lateral da mão (aberta, com dedos juntos e esticados, em forma de faca)
nos espaços entre elas
3. Você deve jogar um
para cima e fazer isso tem de ser feito enquanto ele não cai.
Faca
|
Chuvinha
1. Jogue um saquinho
para cima e pegue um do chão
2. Jogue para o alto um
dos que estão na mão e, antes que caia, troque o que sobrar por outro, ou seja,
deixe-o cair e pegue outro do chão
3. Faça isso com todos
os saquinhos.
Pontos
1. Pegue todos os
saquinhos na mesma mão
2. Jogue-os para cima e
e capture o maior número possível com as costas da mão
3. Jogue-os novamente
para cima e vire a mão, pegando o maior número possível com a palma.
Pontos
|
Com as duas mãos
Também dá para brincar de cinco marias
usando as duas mãos. Aqui, o grau de dificuldade aumenta. Veja algumas etapas
desse tipo.
Túnel
Com uma mão, você forma um túnel. Os
saquinhos ficam no chão, do lado. Com a outra mão, você joga um para cima e,
enquanto ele não cai, você tenta fazer com que as outras passem por dentro do
túnel.
1. Para começar, apóie o
dedo indicador e o polegar no chão com um espaço entre eles, formando um
“túnel” com a mão. O dedo médio passa por cima do indicador
2. Segure os saquinhos
com a outra mão, passe-a por debaixo do braço oposto e jogue os saquinhos por
cima, de forma que caiam na “porta” do túnel. Um dos seus adversários escolhe o
saquinho que deverá ser o último a passar para o outro lado. Você não pode encostar
nele com a mão ou com as outras pedras, senão perde a vez.
3. Com a mão livre,
pegue um dos saquinhos, jogue para cima e, enquanto não cai, empurre um dos que
estão no chão em direção ao túnel. Tudo bem se ele não passar de primeira. Você
pode jogar o saquinho para cima várias vezes e dar quantos toquinhos quiser no
outro, desde que não deixe o primeiro cair nem encoste nos outros.
Muro
Uma mão faz o papel de muro e a outra
faz com que os saquinhos pulem o obstáculo enquanto um saquinho lançado para
cima não cai.
Muro alto
|
1. Coloque uma das mãos
no chão de lado, com os dedos fechados. Esta mão será o muro. Segure os
saquinhos com a outra, passe por debaixo do braço oposto e, de lá, jogue os
saquinhos para o outro lado do muro.
2. Agora, pegue um deles
e jogue para cima. Enquanto não cai, você deve pegar um dos saquinhos e jogá-lo
para o outro lado do muro. Faça isso até passar todos.
3. Essa forma é chamada
de muro alto. Se a mão que faz o obstáculo for colocada com a palma no chão,
então é muro baixo. As regras são as mesmas.
Muro Baixo
|
Conchinha
1. Coloque os saquinhos
no chão.
2. Posicione uma das
mãos perto do seu corpo, em forma de conchinha com a palma para cima.
3. Com a outra, você
deve jogar um saquinho para o alto e, antes que ele caia, pegar outro do chão e
colocá-lo dentro da concha.
Bico de pato
1. Junte as duas mãos,
palma com palma, e entrelace os dedos, deixando esticados apenas os
indicadores.
2. Com eles, pegue um
saquinho do chão, jogue para cima e tente fazê-lo cair no espaço entre as mãos.
3. Repita com todos os
saquinhos, acumulando-os na mão.
Aranha
|
Aranha
1. Apóie as pontas dos
dedos de uma das mãos no chão, em forma de aranha.
2. Jogue um saquinho
para o alto e, enquanto não cai, tente colocar outro no espaço entre dois
dedos.
3. Cada um dos quatro
saquinhos deve ficar entre dois dedos. Dá para fazer a mesma brincadeira com a
mão espalmada, com os dedos abertos. Aí, se chama Aranha morta.
Nota: As imagens acima foram gentilmente
cedidas por
Veridiana Magalhães/ "Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos
meninos do Brasil"/ Renata Meirelles. - São Paulo: Editora Terceiro
Nome, 2007.
Veridiana Magalhães/ "Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos
meninos do Brasil"/ Renata Meirelles. - São Paulo: Editora Terceiro
Nome, 2007.
É possível fazer seu próprio kit de
cinco-marias. Você só vai precisar de paciência, material e uma mão firme para
fazer os saquinhos:
Material
·
Retângulos de tecido
·
Agulha
·
Linha
·
Tesoura
·
Arroz, areia ou feijão
Modo de fazer
1. Recorte cinco
retângulos de tecido, se possível de cores diferentes. Cada retângulo deve ter,
mais ou menos, 3 centímetros de largura por 4 centímetros de altura.
2. Dobre um dos
retângulos no meio e costure as laterais, deixando uma entrada aberta.
3. Pela abertura,
preencha o saquinho com areia, arroz, feijão ou outro tipo de semente ou grão.
Ele não deve ficar muito cheio.
4. Costure a abertura.
5. Repita a operação com
os outros saquinhos.
O cinco-marias tem origem em um costume
da Grécia antiga. Quando queriam consultar os deuses ou tirar a sorte, os
homens jogavam ossinhos da pata de carneiro (astrágalos) e observavam como
caíam.
Cada lado do ossinho tinha um nome e um
valor, e a resposta divina às perguntas humanas era interpretada a partir da
soma desses números. O lado mais liso era chamado kyon (valia 1 ponto), o menos
liso, coos (6 pontos); o côncavo, yption (3 pontos), e o convexo, pranes (4
pontos).
Essa pode ser a origem dos dados (do
latim, “dadus”, que quer dizer “dado pelos deuses”), segundo Renata Meirelles,
autora do livro "Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos
do Brasil".
Com o tempo, os ossinhos foram
substituídos por pedrinhas, sementes e pedaços de telha até chegar aos
saquinhos de tecido recheados com areia, grãos ou sementes, conta Meirelles.
Fonte:
·
MEIRELLES, Renata in Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil.
São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2007.
Modelitos para confeccionar o seu !
troqueo quadradinho tradicional por carinhas, coraçõeszinhos,balões, etc...
carinhas com juta colorida é uma boa opção !
olha que mimo e que charme com olhinhos !
lembrancinha de niver ?
tá valendo sim !
em alto estilo !
reaproveite as latinhas com tampa.
Além de uma boa caixinha acomoda os saquinhos muito bem !
Personalize o seu !
uma etiqueta e as regras do jogo caem bem !
outro modelito em feltro.
Um show...
Cole as regras !
e não esqueça que se for para meninos vale os 5 manés !!!!!!
caixinha de cartonagem fica 10 !
Olha que mimo com caretinhas !
ou com a sacolinha claro !
Seja qual for o modelito escolhido ta valendo !
Juta, feltro, tecido, na lata , no saquinho, na casinha,...
Enfim...
Ouse , crie e arrase geral !
Jogar 5 marias ( ou 5 manés ! kkkk )
é resgatar infância !
além de um jogo divertido vc trabalha um monte de coisas legais !
Borá lá fazer o seu !
#brincadeiradecriança
By Val
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