Abayomis

Desde 2003, o dia 20 de novembro ficou conhecido com o Dia da Consciência Negra.
A  data comemorativa foi estabelecida pelo projeto de Lei nº 10.639, quando foi instituído nas escolas do país o ensino da história e da cultura afro-brasileiras. A data, aliás, faz referência a um personagem de grande relevância na história brasileira: Zumbi dos Palmares.
A história que vou contar agora começou há centenas de anos, em um tempo que pessoas eram comercializadas como coisas e obrigadas a trabalhar e servir em todos os sentidos outras pessoas economicamente mais fortes. Os africanos foram trazidos da África para o Brasil em grandes navios, atravessando o oceano Atlântico com fome, sede, calor, medo e esperança. Eram viagens muito difíceis, longas e cansativas, e muitas pessoas vieram apenas com a roupa do corpo. Algumas viagens duravam meses. Muitos nem chegaram, morreram no caminho.
As crianças choravam assustadas, porque viam a dor e o desespero dos adultos. As mães negras, então, para acalentar suas crianças, rasgavam com as próprias mãos tiras de pano de suas saias e faziam bonecas para os pequenos brincarem.







As abayomi são pequenas bonecas negras, feitas de pano e sem costura alguma, apenas com nós ou tranças. A palavra abayomi tem origem no iorubá, e significa aquele que traz felicidade ou alegria. É como oferecer ao outro o que se tem de melhor, algo que carregue nossas melhores qualidades. Dar uma boneca abayomi é um ato de nobreza, é dar a uma pessoa querida aquilo de melhor que temos a oferecer, então se as mães negras ofereciam a boneca em sinal de amor, carinho, consolo, arrancando com as unhas pedaços de suas roupas, imagine quão nobres eram os sentimentos dessas mães...
Com a realização de um evento especifico para comemorar essa data aqui no meu local de trabalho, fiz 350 abayomi de lembrancinha.
Vem ver como foi !


Primeiro o tecido de algodão em preto.
1 metro de tecido fez as 350 abayomi

Cortar em tiras...

Dar os nózinhos ...

amarrar o corpo nos braços ...

cortar as roupinhas...

Ela amarradinha fica assim...

Vestir a roupinha,
colar o pano na cabeça,
amarrar com o barbante crú.
O alfinete das costas eu comprei no armarinhos Fernandes e paguei R$1,70 a caixinha com 100
Optei pelo número do alfinete 00.


Se vc desejar imprimir o texto da ABAYOMI igual o meu clique aqui .
Já vem 4 em uma página A4 e cabe certinho dobrado ao meio dentro do saquinho.
O saquinho eu comprei de bijuteria 6x10cm e paguei  R$0,90 com 50 unidades

Ficam super fofas ne ?
o Tamanho?
menos de 3 cm de altura.

Muitas abayomi de presente e muito axé pra todos nós !
#ficaadica
By Val


Comentários

Postagens mais visitadas