Caponata de beringela da Val ! hummmmm

Minha especialidade ! caponata de beringela !
Meu segredo

kkkkk
Amor...tempera tudo e fica show !
Vem comigo aprender a fazer super fácil e agrada a todos.


Vamos precisar de :
3 a 4 beringelas
2 cebolas
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
uva passas
1 cabeça de alho lavada 
oregano
sal
óleo
azeite
vinagre
cheiro verde desidratado
paprica picante
2 pimentas calabresa
1 panelona !


Primeiro lave e corte as cebolas e coloque na panela

lave , esterelize os pimentões e corte em tirinhas
coloque em cima das cebolas
coloque o alho lavado e esterelizado tbm
obs.: eu não descasco o alho, mas se vc achar melhor, 
pode descascar que fica muito bom tbm.


Lave e esterelize as beringelas cortanto elas em tirinhas.
Eu corto a beringela em 3 partes e  depois as tirinhas.
Esse tipo de corte facilita vc checar todas as fatias 
para não correr o risco de ir algum bigato junto.
A beringela é um legume propenso a esses bichinhos !

Eu usei 4 nesta receita.
Todas estavam ótimas , mas a última !
vôa-lá !
bigato nela...
Mas nada de pânico.
Corte a parte estragada fora e use a parte boa.
Prontinho...

Depois de acomodados os legmes todos, capriche no seu tempero.
coloque as uvas passas, o sal a gosto, umas 3 colheres de sopa de vinagre ,
1 xícara de óleo.
coloque tbm o orégano, a salsinha desidratada e a párica.
A pimenta vermelha e tá pronta para ir ao fogo.

Para quem gosta de incrementar eu ainda arrisco colocar alcaparras, semente de gergelin preta torrada, alho poró, amendoim , nozes picadas , azeitonas... enfim... 
Seu paladar e sua criatividade mandam !
Confie ... 


Leve ao fogo alto sem mexer em nada.
isso mesmo !
NÂO " cutuque " sua panela.
Deixa ela ali quietinha no fogo alto sozinha e sem tampa.
Pode confiar que da certo !

Depois que ela baixar pela metade quase, vc escuta o barulhinho do óleo 
quase que fritando a beringela.
Ai sim pode mexer tudo !
Dá uma boa virada nela para misturar bem e deixe mais alguns minutos ate completar o cozimento.
Se vc mexer antes disso, a caponata fica com cara de beringela refogada.
O pulo do gato é esse, não mexer...

Terminada a caponata, desligue o fogo e reserve.
Enquanto isso coloque os vidros no micro ondas para esterelizar. 
Eu coloco em potencia alta por 2 minutos. Tudo vai depender do seu micro ondas. O meu é mais antigo e super forte portanto com 2 minutos estereliza bem. Só cuidado ! pq se esquentar muito seu vidro pode estourar.
Eu reaproveito os vidros de palmito e as tampas eu passo em água fervendo.



coloque a caponata ainda quente no vidro enchendo ate a boca deixando 1 dedo por ai para completar com azeite.
Agora sim, complete cada vidro com azeite para poder fechar.
Deixe esfriar ate amornar e tampe.
Leve a geladeira e ta pronto para consumir.
Bom, diz a lenda que dura assim até 3 meses na geladeira se não abrir. 
Como eu nunca consegui deixar um vidro aqui em casa por mais de 1 mês, eu não sei dizer de dura tudo isso mesmo.
Enfim ! pra quem conseguir fazer o teste !
kkkk
Aqui em casa acaba logo...
Super receitinha feita por mim !

#ficaadica
By Val





Comentários

Postagens mais visitadas