Gnomos de Natal Escandinavos - A lenda de Tomte
Eu sou apaixonada pela cultura escandinava. Para entender melhor, chamamos de países escandinavos a triade: Suécia, Finlândia e Noruega ( os 3 próximos lugares que pretendo visitar antes de desencarnar um dia kk ). Lá nesses países, Papai Noel parece bem diferente! Ele não é um grande homem velho com uma grande barriga, mas sim o oposto: ele é pequeno, e muito gentil. Oque eles tem em comum ? a grande barba branca. Fiquei encantada com o Natal das crianças escandinavas e me inspirei em fazer os gnomos.
Então... Vamos lá !.
A história de Tomte, o gnomo do Natal
Conta uma lenda muito antiga, que na região da Escandinávia (Suécia, Finlândia e Noruega), Papai Noel decidiu pedir ajuda para distribuir os presentes ao crianças a um gnomo muito hábil, pequeno e saltar, chamado Tomte. E esta é a sua história:
Tomé morava silenciosamente em sua fria casa escandinava, escondida no meio de uma floresta exuberante. Ele não tinha três pés de altura e tinha uma longa barba branca. Adorava sair de vez em quando no horário de Natal, para contemplar a felicidade das famílias.
E ele também gostava de ajudar os outros sem ser visto: ele estava encarregado de devolver a ovelha perdida à sua fazenda, ou de iluminar com a ajuda de seus amigos os vaga-lumes uma clareira da floresta para que nenhum aldeão se perdesse. Tomte adorou ver o rosto feliz de todos aqueles que ele ajudou.
Uma noite de inverno frio, Tomte tinha ido dar um passeio e de repente viu uma rena em perigo. Sua perna estava presa entre alguns ramos. Ele pensou que era uma rena muito estranha: seu nariz era vermelho como um tomate! Tomé não pensou duas vezes e veio em sua ajuda. E foi assim que de repente ele se encontrou cara a cara com o Papai Noel. Ele acabara de pousar com o trenó e a sua amada rena Rudolph colocou involuntariamente a perna entre alguns ramos. Tomte ajudou-o a libertar sua pata e Santa ficou pensativa. Ele estava entregando presentes a noite toda e estava cansado. O pequeno gnomo ofereceu a Santa um chocolate quente. Ele o convidou para sua humilde morada e passaram um bom tempo compartilhando anedotas.
Parecia a Santa que Tomé era a pessoa ideal para ajudá-lo, e ele decidiu que esta noite o acompanharia para saber como era seu trabalho. Al Tomte adorou. Ele gostava de negociar obstáculos nas casas quando ele foi para a árvore de Natal, andando na ponta dos pés para não acordar as crianças ... ele gostava muito, ele pediu a Santa que deixasse os últimos presentes de Natal.Santa sentiu-se bem. Ele estava observando com discrição ... E foi assim que ele percebeu que Tomte era, efetivamente, o assistente que estava procurando .
Então, naquela mesma noite, e sem perder tempo, Santa ajudou Tomte a conseguir um trenó. Somente, não tendo uma rena como Rudolph, seu trenó não podia voar.
Desde então, Papai Noel delega seu trabalho a Tomte todos os anos, e este pequeno gnomo é responsável, graças ao seu trenó e as instruções que Papai Noel lhe deu em seu dia, para levar todos os presentes ao Crianças escandinavas.
Dá uma espiadinha aqui para vc ver os que confeccionei ano passado !
Agora que vc já conhece um pouco dessa cultura e já viu os meus vem comigo conferir os tops dos tops que separei para a chuva de idéias ... um mais lindo que o outro e podendo ser confeccionado com materiais diversos. Use sua criatividade e arrase geral neste Natal !
Em preto e branco com detalhes em dourado Eu arrisco a usar meia velha para o corpinho |
A touquinha de frio típica de lá, e o detalhe do óculos minúsculo da o charme final. |
Um só não... vários !! |
Esse molde peguei no pinterest o crédito não é meu ja vou avisando ... |
Molde da touquinha escandinava, do corpo e da barba. |
Cada pequeno detalhe faz toda diferença. Flores delicadas, strass, missangas e até restinhos de bijuterias. |
Botões, fitas... enfim tudo que vc achar que decora seu amigo. |
Não importa a cor, o que vale é a composição final que vc cria no seu artesanato |
Vale reutilizar tecidos claro que sim... olha que super nossos amigos em jeans ! |
Eu ainda arrisco o corpinho com bola de meia velha, a touca com restos de peças de lã e a barba de pelucia ou de lã desfiada. |
Comentários