Como organizar uma festa junina !

E borá lá organizar uma festança lá no arraial das 3 meninas !


Aqui em casa somos em 3 .
3 gerações e muita luz ! mamys , eu e a filhota...
Junho terminando não poderia deixar de comemorar com uma Festa Junina neh ?
Vamos seguir o check list que vai dar tudo certo .
Vem comigo :


(olha o detalhe dos chapéus com tecidos colorido na parede, super idéia )

1) Decida o local. No meu caso, aqui em casa mesmo, então tá fácil.Mas se vc morar em prédio e tiver q reservar o salão, ou em chácara ou um local específico, lembre de confirmar a data disponível antes de tudo.

( figura tradicional para convite ! #ficaadica )


2) Convidados ! Faça a lista de convidados sem esquecer de incluir as crianças. Defina o tipo de recepção e leve em conta o horário que a festinha vai acontecer e a estrutura que vc tem para oferecer. Lembre-se que o local deve ser decorado. Pense em uma mesa principal para as comidas, mesas de apoio para as bebidas, cadeiras e mesas para os convidados.
Eu adoro fazer convites e reforço por telefone por email pelo facebook e pelo whatsap. Tudo ta valendo ! A galera mais animada ainda cria um grupo no whats e causa até !
O convitinho feito por vc mesma ou impresso é um luxo pq pode ser guardado como lembrancinha...

(mesa grande ou pequena, qualquer colorido já dá o ar da graça e as guloseimas fecham em alta)


3) Comidinhas e bebidinhas ! borá lá calcular: O cálculo dos comes e bebes varia de acordo com o perfil dos convidados, aqui em casa por exemplo o povo come super bem então eu sempre calculo um tiquinho mais que o padrão e o tempo de duração da festa tbm influencia na quantidade. Tipo se sua festinha vai começar la pelas 2 da tarde e virar noite adentro vc precisa se precaver.
Tem uma sugestão padrão usada para quantidades que é assim:
1 litro de vinho para cada 4 pessoas e meio litro em caso de refrigerantes ou sucos. Se optar servir aperitivos calcule 8 unidades por pessoa e docinhos 5 unidades. Para as festas que demorem mais tempo ( como a que vou fazer ) inclua pratos quentes (xerém é caldinho dos bons! )  e aumente a quantidade de bebidas.
Lembre de calcular os descartáveis para servir tudo isso e procure as receitinhas caseiras que fazem mais sucesso.
pipoca doce

(detalhe do saco de juta...show ! )


( doces no chapéu decorado com fitas de setim... um mimo ! )

4) A decoração do ambiente, tem que ter uma mesa bem linda ! forrada com panos coloridos típicos de festa junina. Vc pode usar chita , toalha xadrez ou juta e ornamentar com folhas secas, de bananeira ou chapéus de palha com tecido dentro.
Outra opção é o papel crepom que aguenta bem e quanto mais colorido melhor.
Bandeirinhas penduradas não podem faltar e imagens dos santos penduradas como Santo Antônio, São Pedro e São João são indispensáveis. Vc pode colar em cartazes ou colocar em porta retratos.Se tiver ou puder comprar um espantalho também fica bem legal ! Lembrete: se vc tem evangélicos nos convidados evite as imagens para não causar mal estar. Neutralizar o ambiente é de bom tom nesta hora e não vai fazer tanta diferença assim.
Outra opção bacana são correntes de papel colorido para pendurar intercalando com as bandeirinhas.
Balõezinhos e lanterninhas só para decorar tah ! sem soltar nada e botar fogo em nada por favor ! kk

(Pendure muitos balões mas não solte nenhum ok )


(mesa com toalha em tnt e as bandeirinhas... fechou !)

5) Vamos ao melhor: as comidassssssss. Além de enfeitada a mesa só fica legal depois da fartura decidida.
Comidas típicas que são um dos maiores atrativos deste tipo de festa pois as pessoas esperam o ano inteiro para se deliciarem nas festas juninas. Guloseimas como: pinhão, canjica, xerém,bolo de milho, pinhão, pipoca, curau, pé de moleque, arroz doce, pamonha, maça do amor, mandioca frita, pinhão, paçoca, cuscuz, salgadinhos, cachorro quente, ahh já falei pinhão ? Lembrete: pinhão não pode faltar tah !kkk e as bebidas típicas de festa junina : vinho quente, quentão, batidas.e o tradicional refrigerante para as crianças que eu ainda arrisco um chazinho de gengibre e de erva cidreira ao invés de refri... Muito mais saudável ! Fora os caldinhos quentes salgados que são servidos em copos na beira da fogueira para esquentar o coração s2 do frio .

(capricho nas mini bandeirolas penduradas no palito de churrasco 
espetado na caixinha de fósforo encapadinha. Lindo neh ? )

6) Com ou sem crianças as brincadeiras não podem faltar ! Claro que tem que ser de acordo com o espaço que vc tem e de acordo com a galera que ta na festa neh. Mas fica as brincadeiras mais usadas aqui:
Corrida de saco: é simples e divertida, ganha quem cruza a linha de chegada primeiro, pulando de um ponto ao outro pré estabelecido largada e chegada , pulando dentro de um saco.
Corrida com ovo na colher: cada participante corre equilibrando um ovo cozido da largada a chegada. Se ovo for tenso por conta da lambança que faz se cair,  vc pode trocar por um tomate ou uma batata na colher.
Pular a fogueira: chame as crianças para pular a fogueira falsa de papel laminado, afinal... não queremos ninguém queimado ! kk
Corrida de três pés: cada jogador amarra a sua perna esquerda à perna direita do parceiro e, assim, os dois pulam da largada até a linha de chegada. Ganha a dupla que chegar primeiro.
Bingo: Super tradicional ! vc encontra as pedrinhas a venda em lojas de armarinhos e todo mundo adora. Só lembre de providenciar as prendas que serão bingadas ok !
Pescaria é a melhor em festa junina. Numa piscina de plástico ou balde mesmo, coloque areia e faça peixinhos com números atrás que ficam enterrados na areia. Quando pescar o peixinho com a vara, vc leva a prensa de acordo com o numero que escondido no peixinho.
Boca do palhaço: desenhe um palhaço em uma cartolina com uma boca bem grande e aberta ( vazada) . As crianças deverão acertas bolinhas pequenas dentro da boca do palhaço. Pode ser bolinhas de tênis ou feitas de meia velha.
São tantas brincadeiras de festa junina... Ahhhhh o correio elegante tbm ! esse tem que ter ! bilhetinhos coloridos e secretos... ui ! amooooo...

(Até o porta panelas de cizal entra na decoração e fica lindo, peneiras tbm. )

7) A fogueira !
Se não puder ter uma fogueira de verdade, opte pela artificial. Mas marque sua festa junina com algo bem original. Artificial ou de verdade a fogueira tem q ter !

( Não tem chapéu? vai panela mesmo ! e fica bem legal ! )

8) Quadrilha ! a dança típica ! se vc tem espaço e gente não deixe de fazer essa dança . Em pares , em circulo ensaiada ou não o legal é a bagunça e a risada. Quadrilha é o supra sumo da festa. Forme os pares, separe a musica e arrasem com o roteiro no link abaixo.
Passos e comandos mais utilizados na dança da quadrilha registrado em: dança, folclore, via nossa cultura .

(para os mais talentosos, tudo em pet ! dá pra fazer ate as tigelinhas !)

9) Os prêmios ! compre prendas atrativas de baixo custo na lojinha do real. Hoje em dia tem muitas opções de coisinhas super legais e baratinhas. Como funciona mesmo só como brincadeira, tudo que vier é bem vindo e se seus convidados ajudam com a festinha faça uma arrecadação de doações com a família e amigos. Eu sempre peço algo para trazerem. Tipo a tia que adora fazer um bolo, eu peço o bolo a ela , embrulho para presente e vai embora no bingo ! Amigos que tem comércio, eu peço alguma coisa da loja mesmo. Tipo tá na mão. Fica fácil pra quem trás e pra quem ganha tbm. As demais bobeirinhas eu compro na lojinha do real. Minha mãe por exemplo me dá uma ajuda em dim dim pra comprar as bobeirinhas. Todo mundo colabora e a festinha sai um luxo só.a criançada ama !

(detalhe das bandeirolas nos cup cakes)

10) Bom... é opcional, mas como eu sou arte-educadora e artesa, ia passar maior vergonha não fazer nada neh ! kk sem contar que eu amo de paixão. A lembrancinha é um mimo que a pessoa que recebe guarda no coração. Além de agradar, é um gesto de carinho e agradecimento pelos convidados terem vindo prestigiar seu evento. Marmitinhas ou sacolinhas surpresa... enfim... vale oq seu coração pedir e seu bolso mandar !

( o menos muita vezes é mais )


11) A música é fundamental para caracterizar sua festa junina.Vai de Inezita Barroso ate o forró tradicional .Se puder contrate um DJ ou destine essa tarefa para algum amigo que goste. O importante é se preparar com a seleção de músicas antes.
Sugestões:
músicas para quadrilha, tem muitas ! procure na net q vc acha um monte !
Cai cai balão (autor desconhecido)
Pula a fogueira de João B. Filho
Festa na roça de Mario Zan ( dancei muitooo essa musica quando era criança )
Capelinha de melão, de João de Barros e Adalberto Ribeiro
Olha pro céu, meu amor, de José Fernandes e Luiz Gonzaga
Sonho de papel, de Carlos Braga e Alberto Ribeiro
Pedro, Antônio e João, de Benedito Lacerda e Oswaldo Santiago

( olha os retalhos de tecidos que efeito super 10 ! )

12) Detalhes:
*Aqui em casa eu faço a festa na garagem e como lá na frente é o maior espaço que tenho, mas não tem a churrasqueira lá, eu organizo um cantinho em cima da mesa de ardosia e deixo uma churrasqueira pequena com carvão queimando para colocar o milho na hora.
*Espiriteira na mesa da comida funciona super bem pra não ter que ficar esquentando comida la dentro e trazendo pra fora.
*Os descartáveis dão praticidade em tudo. O caldinho eu sirvo no copinho de isopor que segura bem o calor e as bebidas quentes tbm.
*Pimentas e farofa com o caldinho é indispensável.
*Decorar com chapéu de palha é fácil, rápido e fica super lindo, mas garanta que o chapéu não foi usado na cabeça antes neh? cabelo e comida não combinam... kk
*Use um guardanapo de tecido para forrar o chapéu antes de colocar as guloseimas la.
Eu compro tecidos na 25 de março , nas lojinhas que vendem os rolinhos ( tecido em pedaço para patchrwork) que são baratinhos e tem várias opções de cores . Última vez paguei R$ 1,75 o pedaço.
*Pense na praticidade em tudo para que vc tbm aproveite a festa. Todo mundo pode ajudar, decida antes quem cuida da bebida, quem cuida de abastecer a mesa e divida as tarefas. Mas só faça isso se for uma festinha de casa, caso contrário contrate uma pessoa para ficar na retaguarda da bagunça.


( plaquinhas, flores , toalhas e tecidos coloridos... o capricho faz tudo ficar especial )



( detalhe da panela na espiriteira. O caldinho e o cachorro quente ficam perfeitos servidos assim )

Bom... agora que tem o passo a passo e uma chuva de idéias, 
borá lá fazer a sua festinha !
A  nossa ( aqui de casa ) é esse fim de semana...
Pra semana que vem eu posto as fotos ta bem !
bju bju bju


ps.: as fotos foram tiradas da net e são ilustrativas, logo posto as minhas ok .

#festajunina
#amoremreceber
#mimosjuninos
#ficaadica
by Val











Comentários

Postagens mais visitadas