Ideias x Talento = #tudodebom



Fala sério !
Pode copiar, use e abuse, ouse e crie !
Faça a diferença na vida das pessoas.
Com ou sem talento o que vale é a intenção ...



CRIATIVIDADE X TALENTO
A criatividade depende mais do ato em si do que de DNA e, por isso, embora muitas vezes misturemos as definições, é diferente dizer que uma pessoa tem talento e que ela é criativa. Ou seja, ter um não é sinônimo de ter o outro. Você já vai entender por quê.
Ideias vêm a qualquer momento, mas, principalmente, quando paramos, repousamos. Elas não surgem por acaso, mas aparecem “[…] nas áreas às quais nos dedicamos intensamente e nas quais nos concentramos durante o estado de consciência.” Nesse trecho, Rollo May, no livro A Coragem de Criar – que também utilizei como referência no primeiro post sobre criatividade – fala do processo de ter ideias: concentrar-se em um problema e, em seguida, esquecê-lo para que as inspirações venham quando a mente estiver “desintonizada” nele. (Veja como identificar insights aqui.)
Já o talento, segundo May, ” […] pode ter correlatos neurológicos e pode ser estudado como algo que foi “dado” à pessoa. O indivíduo pode ter talento, quer faça uso dele ou não; pode ser a medida da pessoa. Mas a criatividade só existe no ato. Se fôssemos puristas, não diríamos a “pessoa criativa”, mas o ato criativo. Em certos casos, como o de Picasso, existe grande talento, aliado a um encontro especial, tendo como resultado uma magnífica criatividade. Às vezes existem grande talento e criatividade falha […] Há também pessoas com grande capacidade criativa e pouco talento.” (Pág. 34)
Apenas ter ideias não significa ser talentoso. Mas criar, colocar a mão na massa e fazer com que elas tornem-se concretas sim. Daí penso em reuniões de briefing intersetoriais ou com clientes, onde, geralmente, há uma enxurrada de pitacos até que alguém diga: “É fácil ter ideias, o difícil é tirá-las do papel.” Pura verdade!
Portanto, se você escreve no currículo que é criativo tenha em mente que na hora da entrevista poderá ser questionado sobre o que você fez para colocar essa criatividade em prática. Ideias não custam dinheiro, recursos, tempo e nem geram conflitos. Agora, executá-las requer pensar em tudo isso e ainda acrescentar jogo de cintura.
Referência: May, Rollo. A Coragem de Criar. Tradução de Aulyde Soares Rodrigues. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira.

Super legal neh !
Borá lá com uma nova semana abençoada com muitas idéias e muito talento !
#ficaadica
By Val



Comentários

Postagens mais visitadas