Esculturas com livro velho - a arte do papel...

O papel como suporte para escrita é o material mais usado nos dias de hoje, embora haja ainda a permanência de outros materiais.
Antes da criação do papel, em alguns paises e/ou grupos humanos existiram maneiras curiosas do homem se expressar através da escrita. Na Índia, usavam as folhas de palmeiras, os esquimós utilizavam ossos de baleia e dentes de foca. Na China os livros eram feitos com conchas e cascos de tartaruga e posteriormente em bambu e seda. Estes dois últimos antecederam a descoberta do papel. Entre outros povos era comum o uso da pedra, barro e até mesmo a casca das arvores. As matérias primas mais famosas e próximas do papel foram o papiro e o pergaminho.

Os Maias e os Astecas guardavam seus livros de matemática, astronomia e medicina em cascas de árvores, chamadas de "tonalamatl".
A palavra papel é originária do latim "papyrus". Nome dado a um vegetal da família "Cepareas" (Cyperua papyrus). 

Por volta do século VI a.C. os chineses começaram a produzir um papel de seda branco próprio para pintura e para escrita. O papel produzido após a proclamação da invenção, diferenciava-se desse, unicamente pela matéria prima utilizada.
A maioria dos historiadores concorda em atribuir a T'sai Lun, um oficial da Corte Imperial Chinesa (150 d.C.) a primazia de ter feito papel por meio de polpação de redes de pesca e de trapos e mais tarde usado vegetais. Esta técnica foi mantida em segredo pelos chineses durante quase 600 anos. O uso do papel estendeu-se até os confins do Império Chinês, acompanhando as rotas comerciais das grandes caravanas. Até então a difusão da fabricação do papel foi lenta. Tudo parece indicar que a partir do ano 751 (d.C), quando os árabes, instalados em Samarkanda, grande entreposto das caravanas provinientes da China, aprisionaram 2 chineses que conheciam a arte do papel e a trocaram pela sua liberdade. Dai então foi possível a quebra do monopólio chinês com o início da produção de papel em Bagdá (795 d.C.). A partir daquele momento a difusão do conhecimento sobre a produção do papel artesanal acompanhou a expansão muçulmana ao longo da costa norte da África ate a Península Ibérica.
Os primeiros moinhos papeleiros europeus localizaram-se na Espanha, em Xativa e Toledo (1085). Ao mesmo tempo via Sicilia ou Palestina, o papel foi introduzido na Itália. Depois em 1184 chegou a França e então lentamente outros paises começaram a estabelecer suas manufaturas nacionais. Na América foi introduzido pelos colonizadores e no Brasil em 1809. A sua produção se deu desde então a nível industrial.
No fim do século XVI, os holandeses inventaram uma máquina que permitia desfazer trapos desintegrando-os até o estado de fibra. O uso dessa máquina que passou a chamar-se de "holandesa", foi se propagando e chegou até os nossos dias sem que os sucessivos aperfeiçoamentos tenham modificado a sua idéia básica.
No fim do século XVIII, a revolução industrial amenizou a constante escassez de matéria prima para a indústria de papel e aumentou a demanda criando um mercado com grande poder de consumo. Em fins do século XVIII e princípios do século XIX a indústria do papel ganhou um grande impulso com a invenção das máquinas de produção contínua e do uso de pastas de madeira.
Há aproximadamente 15, 20 anos é que no Brasil, artistas plásticos vêem resgatando e difundindo as técnicas de produção do papel artesanal.


Veja aqui algumas obras de arte com reaproveitamento de livros...

Rachael Ashe纸艺折叠作品



Rachael Ashe纸艺折叠作品



Rachael Ashe纸艺折叠作品



Rachael Ashe纸艺折叠作品



Rachael Ashe纸艺折叠作品



Rachael Ashe纸艺折叠作品



Rachael Ashe纸艺折叠作品




Rachael Ashe纸艺折叠作品



Rachael Ashe纸艺折叠作品





Rachael Ashe纸艺折叠作品






Rachael Ashe纸艺折叠作品


Rachael Ashe纸艺折叠作品



Rachael Ashe纸艺折叠作品



Verdadeiras obras de arte com papel.
Super tri massa de legal isso !
Decore sua casa gastando bem pouco e fazendo peças unicas e inspiradas por vc !

Fica a dica...
by val...












Comentários

Fulô Arteira disse…
Olá Valkiria! olha vim prestigiar seu blog e adorei viu?! nossa quanta ideia massa!!! incrivelmente belas artes com reutilização de materiais. Fantásticos essas corujas!!! Já me tornei sua seguidora e voltarei sempre pra espreitar as ideias geniais que vc posta aqui. parabéns pelo bom gosto! As vezes faço artesanato nessa linha de reciclagem e reutilização a partir de materiais recicláveis, e particularmente, é gratificante fazer!!!
Beijinhos e bom fim de semana
Blogueira unida 999
http://fuloarteira.blogspot.com.br/
Oie querida ! puxa ... muito obrigada de coração ! tô indo lá te ver tbm e já to seguindo ! super beijo amiga e volte sempre ! =)
ACAE disse…
Olá Valkiria! http://www.dreamsandartsbr.blogspot.com.br/
Ola ! muito obrigada amei a página ! Este tipo de arte com letras eu não conhecia ! fantástico ! Bjs =)

Postagens mais visitadas