Etiqueta a mesa...
E quando vc pensa que não pode piorar ? a coisa fica feia pro seu lado !
Aquele encontro num lugar chiquetérrimo, onde vc nem imagina oq fazer com tantos talheres ....
Nada de pânico !
É só dar uma estudada que não fará feio !
Se " uma linda mulher " conseguiu.... kkkk .... a gente consegue tbm neh !
Aprender nunca é demais !
Aquele encontro num lugar chiquetérrimo, onde vc nem imagina oq fazer com tantos talheres ....
Nada de pânico !
É só dar uma estudada que não fará feio !
Se " uma linda mulher " conseguiu.... kkkk .... a gente consegue tbm neh !
Aprender nunca é demais !
Uma vez que a comida for servida e você começar a usar os talheres, eles nunca mais encostam na mesa. E isso quer dizer que nenhum contato mais com a mesa é permitido, nem através de “pontes”. Nem com o garfo, nem com a faca, nem com a colher se for o caso de usá-la. Ambos descansam sempre dentro do prato, mesmo quando não usados, como por exemplo, quando você for beber alguma coisa. E saiba que colocar na mesa um talher sujo, usado… é outro faux pas dos grandes. Portanto, lembre-se: usou o talher, no prato fica. Sempre!
E como faço a proeza? Bom há duas maneiras de encarar a questão: American or European Way. E elas têm a ver com o como você vai decidir usar os talheres, ou seja, comer.
No jeito americano se corta com a faca na mão direita enquanto segura-se o garfo na esquerda. Ao terminar de cortar, coloca-se a faca no topo e na borda do prato levemente inclinada, cortando o mesmo. A serra fica sempre “olhando” pra dentro do prato. Aí troca-se de mão, levando o garfo para a direita (se for canhoto, mantenha na esquerda) e então você come o que foi cortado juntamente com as outras comidas no prato. Os dentes do garfo podem ficar virados para cima quando não for comer nada espetado por ele. Mas não se coloca comida nenhuma no garfo com a ajuda da faca.
Sempre que necessitar usar a faca para cortar algo, repete-se o procedimento. É, na base do zig-zag mesmo só que delicadamente. Quando for descansar o garfo no prato… ele fica ou na direita ou na esquerda do mesmo, dependendo da mão que o usará (canhota ou destra). Pode até ficar no número 6 do ponteiro do relógio, caso ele, o relógio, fosse o seu prato.
Já no jeito europeu, você corta como no jeito americano, mas continua com os talheres nas mãos em que eles estão ao cortar e leva direto à boca a comida, com os dentes do garfo pra baixo (como ele fica quando se espeta algo e leva à boca). E o garfo fica o tempo todo com os dentes pra baixo. E você até pode usar a faca para acoplar a comida no garfo, mas… veja bem este mas… mas… o garfo continua com os dentes pra baixo e coloca-se a comida na traseira dele e não na parte, digamos mais fácil e confortável não. É, vai ser na base do espeta e come ou espeta, junta, comprime na traseira e come. Aí, leva-se a comida à boca, com os dentes do garfo sempre pra baixo. É claro, que haverá uma comida ou outra que vai pedir uma adaptada, leia-se, usar o garfo com os dentes pra cima, aí e somente aí, faça sem problema.
Na hora de descansar os talheres para por exemplo beber algo… o garfo fica no lado esquerdo dentro do prato e a faca no direito. Eles podem se encostar e se cruzar no meio do prato ou não. Fica a seu critério. Assim como os dentes do garfo podem estar pra baixo ou pra cima.
Acabou de comer, para sinalizar para o garçom, você coloca sempre o garfo e a faca juntos e alinhados no lado direito do prato, exatamente no lugar do 3 ou 4 no relógio. Pode também colocar no lugar do 6 apontando para o 12, mas eu não gosto desta deixa não. E os dentes do garfo podem estar pra cima ou para baixo. Já a serrinha da faca fica sempre virada para o garfo, e o garfo fica sempre abaixo da faca. Deu pra entender?
Os talheres que não forem usados ficam na mesa, intocados e quietinhos no lugar de origem.
E já que o assunto é talher… não se gesticula com eles na mão. Eles são para comer, não para seguir as suas mãos no ar, tá? Afinal, você está comendo, não regendo orquestra nenhuma. Ou será que está, sei lá, secretamente na sua mente?
Enfim, dito tudo isso, tem gente por aí que defende o uso do empurrar com a faca a comida para dentro do garfo tendo ele os dentes voltados pra cima. Na minha visão, só é certo ajudar com a faca se fizer do jeito europeu, tá? E outra coisa: quem é canhoto pode, se quiser, inverter o procedimento e adaptar para si, trocando as mãos, desde que façam todo o procedimento da maneira correta. Pelo menos alguns “etiquetistas” permitem isso. Outros, não.
Clique nas fotos para uma breve explanation! Mas é breve mesmo!
E
tem um vídeo ilustrativo sobre ambas as maneiras de comer e outras dicas bem relevantes.
A Francesa ou Americana tanto faz, importante é seguir algumas regrinhas básicas que tudo se resolve !
# etiquetaamesa
By Val
Comentários