Etiqueta a mesa...

E quando vc pensa que não pode piorar ? a coisa fica feia pro seu lado !
Aquele encontro num lugar chiquetérrimo, onde vc nem imagina oq fazer com tantos talheres ....
Nada de pânico !
É só dar uma estudada que não fará feio !
Se " uma linda mulher " conseguiu.... kkkk .... a gente consegue tbm neh !
Aprender nunca é demais !





Como usar talheres corretamente?

Aprenda e faça bonito em um jantar chique!

Usar diversos talheres à mesa é uma tradição que permanece em jantares chiques. Porém, com o corre-corre dos dias de hoje, pouca gente tem tempo para aprender como se usa corretamente todos esses utensílios. Porém, usar corretamente os talheres é uma regra de etiqueta que nunca sai de moda!

A primeira dica é preciosa e serve para aquelas ocasiões em que você não tem a menor ideia do que fazer: em uma refeição em que há diversos talheres, comece utilizando os que estão mais afastados do prato e, por último, os que estão próximos. 

Para que serve cada talher
Existem duas maneiras de usar os talheres à mesa: o jeito americano ou europeu. E isso depende da forma que o almoço ou jantar for servido. 

No jeito americano, você corta os alimentos com a faca na mão direita enquanto segura o garfo na mão esquerda. Ao terminar de cortar, coloque a faca no topo e na borda do prato levemente inclinada. A serra fica sempre virada para dentro do prato. Depois de cortar, você pode trocar o garfo de mão, levando-o para a direita (se for canhoto, mantenha na esquerda) e então você come o que foi cortado juntamente com as outras comidas no prato. Os dentes do garfo podem ficar virados para cima quando não for comer nada espetado por ele. Mas não se coloca comida nenhuma no garfo com a ajuda da faca. Sempre que necessitar usar a faca para cortar algo, repete-se o procedimento. 

Já no jeito europeu, você corta como no jeito americano, mas continua com os talheres nas mãos e leva os alimentos diretamente à boca, com os dentes do garfo pra baixo (como ele fica quando se espeta algo e leva à boca). E mais: enquanto não estiver sendo usado, o garfo fica com os dentes pra baixo. Na hora de descansar os talheres para, por exemplo, beber algo o garfo pode ficar no lado esquerdo dentro do prato e a faca no direito ou então deixe a faca apoiada na parte de cima do prato e o garfo na parte de baixo. 

Mas é importante lembrar que, uma vez que a comida for servida e você começar a usar os talheres, eles nunca mais encostam-se à mesa. Os talheres descansam sempre dentro do prato. 

Para sinalizar ao garçom que você já acabou de comer, ou seja, que você está satisfeito, você deve sempre colocar o garfo e a faca juntos e alinhados no lado direito do prato, exatamente no lugar das 3h ou 4h no relógio. E os dentes do garfo podem estar pra cima ou para baixo. Já a serrinha da faca fica sempre virada para o garfo e o garfo fica sempre abaixo da faca. E os talheres que não forem usados ficam na mesa, intocados e quietinhos no lugar de origem. 

Talheres para cada alimento

Saladas: 
Corta-se com o garfo. Se forem folhas, se deve usar a faca e o garfo para enrolar os pedaços, fazendo uma trouxinha no garfo. 

Aspargos: Come-se com garfo e os dedos. A parte da ponta que é mais dura deve ser cortada com o garfo mesmo e é com o garfo mesmo que você vai comer o essa parte do aspargo. O restante pode ser apanhado com os dedos, mas só se for tenro. 

Peixes: São comidos com auxílio de talheres apropriados e, se não tiver, com o garfo comum. Nunca deve-se usar a faca comum para cortar o peixe. 

Alcachofras: Quando inteira exige a mão para desfolhar. O fundo limpa-se com a faca e corta-se com o garfo. 

Ostras: São degustadas com o garfo próprio, de borda cortante e de três dentes. Pega-se a ostra com a mão esquerda e com a direita usando o garfo e com a borda cortante desprega-se a ostra, pinga-se limão e leva-se a boca com o garfo. Não havendo talher apropriado, desprega-se a ostra com a faca, usando o garfo para levar a boca. Pode-se levar a casquinha da ostra até sua boca para beber o caldo.

Carnes e Aves: Comem-se com garfo e faca. Numa churrascaria rústica, ou casa de campo ao ar livre, quando são servidas costelinhas borboletas ou codornas, o certo é apanhar o pedaço com a mão e comê-las. 

Compotas: Comem-se com o garfo para a fruta e a colher para calda. 

Frutas: Em geral já vêm partidas. Uvas, cerejas, jabuticabas devem ser comidas com os dedos e as sementes ou caroços são colhidos com a mão fechada em forma de concha, junto a boca e depositados no prato. 

Sopa: Usar sempre uma colher, mas nunca assopre o líquido na colher e muito menos no prato! 

Licor ou café: Pode ser servido à mesa ou fora dela. Se for à mesa, a xícara e a colherinha vêm junto com o prato de sobremesa.


Uma vez que a comida for servida e você começar a usar os talheres, eles nunca mais encostam na mesa. E isso quer dizer que nenhum contato mais com a mesa é permitido, nem através de “pontes”. Nem com o garfo, nem com a faca, nem com a colher se for o caso de usá-la. Ambos descansam sempre dentro do prato, mesmo quando não usados, como por exemplo, quando você for beber alguma coisa. E saiba que colocar na mesa um talher sujo, usado… é outro faux pas dos grandes. Portanto, lembre-se: usou o talher, no prato fica. Sempre!
E como faço a proeza? Bom há duas maneiras de encarar a questão: American or European Way. E elas têm a ver com o como você vai decidir usar os talheres, ou seja, comer.
Ao cortar é essa a maneira de se fazer a coisa certa!
No jeito americano se corta com a faca na mão direita enquanto segura-se o garfo na esquerda. Ao terminar de cortar, coloca-se a faca no topo e na borda do prato levemente inclinada, cortando o mesmo. A serra fica sempre “olhando” pra dentro do prato. Aí troca-se de mão, levando o garfo para a direita (se for canhoto, mantenha na esquerda) e então você come o que foi cortado juntamente com as outras comidas no prato. Os dentes do garfo podem ficar virados para cima quando não for comer nada espetado por ele. Mas não se coloca comida nenhuma no garfo com a ajuda da faca.
Sempre que necessitar usar a faca para cortar algo, repete-se o procedimento. É, na base do zig-zag mesmo só que delicadamente. Quando for descansar o garfo no prato… ele fica ou na direita ou na esquerda do mesmo, dependendo da mão que o usará (canhota ou destra). Pode até ficar no número 6 do ponteiro do relógio, caso ele, o relógio, fosse o seu prato.
Vc pode até deixar o garfo assim, mas é melhor deixá-lo na lateral do prato.
Já no jeito europeu, você corta como no jeito americano, mas continua com os talheres nas mãos em que eles estão ao cortar e leva direto à boca a comida, com os dentes do garfo pra baixo (como ele fica quando se espeta algo e leva à boca). E o garfo fica o tempo todo com os dentes pra baixo. E você até pode usar a faca para acoplar a comida no garfo, mas… veja bem este mas… mas… o garfo continua com os dentes pra baixo e coloca-se a comida na traseira dele e não na parte, digamos mais fácil e confortável não. É, vai ser na base do espeta e come ou espeta, junta, comprime na traseira e come. Aí, leva-se a comida à boca, com os dentes do garfo sempre pra baixo. É claro, que haverá uma comida ou outra que vai pedir uma adaptada, leia-se, usar o garfo com os dentes pra cima, aí e somente aí, faça sem problema.
Na hora de descansar os talheres para por exemplo beber algo… o garfo fica no lado esquerdo dentro do prato e a faca no direito. Eles podem se encostar e se cruzar no meio do prato ou não. Fica a seu critério. Assim como os dentes do garfo podem estar pra baixo ou pra cima.
Descansando!
Inverta a posição do garfo e faca, please.
Acabou de comer, para sinalizar para o garçom, você coloca sempre o garfo e a faca juntos e alinhados no lado direito do prato, exatamente no lugar do 3 ou 4 no relógio. Pode também colocar no lugar do 6 apontando para o 12, mas eu não gosto desta deixa não. E os dentes do garfo podem estar pra cima ou para baixo. Já a serrinha da faca fica sempre virada para o garfo, e o garfo fica sempre abaixo da faca. Deu pra entender?
Terminou? É assim que ficam os talheres no prato.Ou assim!
Os talheres que não forem usados ficam na mesa, intocados e quietinhos no lugar de origem.
E já que o assunto é talher… não se gesticula com eles na mão. Eles são para comer, não para seguir as suas mãos no ar, tá? Afinal, você está comendo, não regendo orquestra nenhuma. Ou será que está, sei lá, secretamente na sua mente?
Enfim, dito tudo isso, tem gente por aí que defende o uso do empurrar com a faca a comida para dentro do garfo tendo ele os dentes voltados pra cima. Na minha visão, só é certo ajudar com a faca se fizer do jeito europeu, tá? E outra coisa: quem é canhoto pode, se quiser, inverter o procedimento e adaptar para si, trocando as mãos, desde que façam todo o procedimento da maneira correta. Pelo menos alguns “etiquetistas” permitem isso. Outros, não.
Clique nas fotos para uma breve explanation! Mas é breve mesmo!
aqui tem um vídeo ilustrativo sobre ambas as maneiras de comer e outras dicas bem relevantes.







A Francesa ou Americana tanto faz, importante é seguir algumas regrinhas básicas que tudo se resolve !
# etiquetaamesa
By Val 











Comentários

Postagens mais visitadas