Kirigami uma arte...

E hoje com este friozinho ! o dia pede algo pra se fazer na mesa e quietinha ! "encucurucadinha" do frio com café quente e musiquinha... Aqui na minha terra é feriado ! por isso ...
Aniversário de 460 anos de São Bernardo.do Campo e o povo em casa curtindo o feriadão com frio !
Uma boa pedida é fazer lindos cartões de kirigami,
Além de facinho tem paps super legais ! confiram:





Kirigami (do japonês: de kiru, "recortar", e kami, "papel") é a arte tradicional japonesa de recorte o papel, criando representações de determinados seres ou objetos.
Kirigami ou Origami Arquitetônico é uma variação do origami, uma arte japonesa de recorte e colagem de papéis.
Quando se faz a arte do kirigami, o objeto fica em 3D, ou seja, elas ficam formas verdadeiras, mas menores.

História

Concepção originada do Origami Arquitetônico foi desenvolvida em 1981 por Masahiro Chatani, um professor de arquitetura do Instituto de Tecnologia de Tóquio.

Juntamente com Keiko Nakazawa, Chatani escreveu livros ensinando a técnica e revelando os modelos de origami arquitetônico.
Chatani diz que o origami arquitetônico "explora o mistério da transformação do plano da segunda para a terceira dimensão, levando em conta a dimensão do tempo". E acrescenta: "Embora tenha sido criado na era dos computadores, não é dos computadores, e sim da imaginação humana". Chatani diz ainda que o Origami arquitetônico "pode ser considerado uma ponte entre o antigo e o moderno, e entre as culturas do leste e do oeste".
A técnica de Chatani rapidamente se espalhou pelo mundo, ganhando inúmeros adeptos dos cartões kirigami (Origamic Architeture).
No Japã, os cartões costumam ser brancos e dão destaque à forma e aos detalhes. Além disso, os japoneses confeccionam principalmente cartões com motivos de monumentos, prédios e edifícios famosos.
A produção industrial dos cartões é criticada pelos idealizadores e adeptos do Kirigami, com a alegação de que sendo confeccionados em gráfica, eles perderiam o caráter artesanal tradicional do Kirigami.
Há grandes mestres do Kirigami como: Masahiro Chatani, Keiko Nakazawa e Idelette Munneke.

Tipos

O origami arquitetônico é uma forma de trabalho manual com papel que combina três técnicas:

  • A dobradura do Origami;
  • O Kirigami (arte japonesa de cortar formas em papel);
  • A Engenharia de antigos livros infantis "pop-ups".
Maquigami (do quechua (Perú): de maqui, "mão", e do japonés kami, "papel") é a arte de recorte o papel apenas com as mãos.






Com algumas inspirações resta vc fazer o seu no capricho !
Não esquece de reaproveitar restinhos de papéis e tecidos e tudo mais que desejar para realizar seu cartão!
#feriadãocomkirigami
By Val











Comentários

Postagens mais visitadas