Santuário de Fátima - Portugal

O Santuário de Fátima, localizado na Cova da Iria freguesia de Fátima (Portugal), é um dos mais importantes santuários marianos do Mundo. O actual reitor deste santuário é o Padre Carlos Manuel Pedrosa Cabecinhas.
Em 1917 (ano da revolução soviética), Jacinta Marto, Francisco Marto e Lúcia de Jesus (conhecidos por "os três pastorinhos"), presenciaram seis aparições de Nossa Senhora nos dias 13, de Maio a Outubro, tendo em Agosto acontecido no dia 19 (alguns autores defendem que foi dia 15). No essencial da mensagem, Nossa Senhora teria pedido que se rezasse o terço todos os dias, conversão, e penitência. Moita Redonda e Lomba de Égua, distando a poucos quilómetros da Cova da Iria, eram os lugares povoados mais próximos. Numa dessas aparições, a Virgem Maria pediu para construírem uma capela naquele lugar, que actualmente é a parte central do Santuário onde está guardada uma imagem de Nossa Senhora. No decorrer dos anos, o Santuário foi sendo expandido até aos dias de hoje, existindo já uma basílica e uma grande igreja, aumentando assim a capacidade de acolhimento de peregrinos em recinto coberto.
O Santuário é composto principalmente pela Capelinha das Aparições, o Recinto/Esplanada do Rosário, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário e colunatas, casa de retiros de Nossa Senhora do Carmo e Reitoria, casa de retiros de Nossa Senhora das Dores e albergue para doentes, praça Pio XII e Centro Pastoral Paulo VI, e também a vasta Igreja da Santíssima Trindade, inaugurada a 13 de Outubro de 2007. Destacam-se ainda a Capela do Lausperene (Laus Perene = Louvor Permanente) (onde está permanentemente exposto o Santíssimo Corpo de Cristo na Hóstia Consagrada) e a Capela da Reconciliação, dedicada à celebração do Sacramento da Reconciliação (Confissão).


                        Fui de carro e levei 4 horas de viagem do centro de Lisboa até o Santuário


                                                 Estilo dominante
                                                     Construção
                                                              Diocese
                                                                  Local

                                                      Cruz Alta do Santuário de Fátima.

 Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima



 Vista geral da Basílica do Santuário de Fátima

Janeiro de 2012

 A famosa Capelinha das aparições de Fátima, em Portugal



Dezessete estátuas feitas de mármore encimam a Colunata


Dezessete estátuas feitas de mármore encimam a Colunata. Representam santos portugueses, santos fundadores de congregações religiosas e outros apóstolos da devoção a Nossa Senhora, sendo todas da autoria de escultores portugueses. As estátuas maiores medem 3,20 m e representam quatro santos portugueses: São João de Deus (autor: Álvaro Brée), São João de Brito (António Duarte), Santo António de Lisboa (Leopoldo de Almeida) e São Nuno de Santa Maria (Barata Feio).
As mais pequenas medem 2,30 m e representam Santa Teresa de Ávila (Maria Amélia Carvalheira da Silva), São Francisco de Sales (M. A. Carvalheira da Silva), São Marcelino Champagnat (Vasco Pereira da Conceição), São João Baptista de La Salle (Vítor Marques), Santo Afonso Maria de Ligório (M. A. Carvalheira da Silva), São João Bosco (J. M. Mouta Barradas) e São Domingos Sávio (J. M. Mouta Barradas), São Luís Maria Grignion de Montfort (Domingos Soares Branco), São Vicente de Paulo (José Fernandes de Sousa Caldas), São Simão Stock (M. A. Carvalheira da Silva), Santo Inácio de Loiola (M. A. Carvalheira da Silva), São Paulo da Cruz (Jaime Ferreira dos Santos), São João da Cruz (M. A. Carvalheira da Silva) e Santa Beatriz da Silva (Maria Irene Vilar).


Vista da entrada da Basilica


As 17 estatuas são enormes de se ver, esta foto é continuação da  outra acima.


Locais e monumentos à volta do Santuário


 Não tenho palavras para descrever oque sentimos ao subir esta escadaria da entrada da Basilica.
A energia, o clima, as pessoas... Tudo contribui para um solo sagrado.
Independente de religião, é um local indescritivel.

                                                            
A Basílica de Nossa Senhora do Rosário está localizada no Santuário de Fátima em Portugal.
A Basílica do Rosário começou a ser construída em 1928, em estilo neo-barroco, segundo um projecto do arquitecto neerlandês Gerard Van Krieken. Ergue-se no local onde os Pastorinhos brincavam a fazer uma pequena parede de pedras quando viram o clarão que os fez pensar ser uma trovoada, em 13 de Maio de 1917. A primeira pedra foi benzida pelo Arcebispo de Évora, D.Manue da Conceição Santos, em 1928, tendo a sagração ocorrido em 7 de Outubro de 1953. Em 1954 foi-lhe concedido o título de Basílica Menor, pelo Papa Pio XII.
O edifício, que mede 70,5 metros de comprimento e 37 de largura, foi construído totalmente com pedra da região (lugar do Moimento) e os altares são de mármore de Estremoz, de Pero Pinheiro e de Fátima.
À frente da Basílica do Rosário foi instalada uma grande tribuna, com altar, presidência, ambão e bancos para os concelebrantes.
A torre sineira tem 65 m de altura, sendo rematada por uma coroa de bronze de 7000 kg, construída na fundição do Bolhão, Porto, encimada por uma cruz, iluminada durante a noite.
O carrilhão é composto por 62 sinos fundidos e temperados em Fátima por José Gonçalves Coutinho, de Braga. O sino maior pesa 3.000 kg e o badalo 90. O relógio é obra de Bento Rodrigues, de Braga. Os anjos da fachada, de mármore, são da autoria de Albano França.
No dia 13 de Maio de 1958, foi inaugurada uma grande estátua do Imaculado Coração de Maria esculpida pelo Pe. Thomas McGlynn sob indicação da Irmã Lúcia. Tem a altura de 4,73 m e pesa 13 toneladas. Esta imagem, oferta dos católicos americanos, evoca o conteúdo da mensagem referente à devoção ao Imaculado Coração de Maria, a que Nossa Senhora aludiu nas três primeiras aparições da Cova da Iria e nas aparições de Pontevedra: a devoção dos cinco primeiros sábados, a consagração da Rússia e o triunfo do seu Imaculado Coração. Em 13 de Junho de 1959 foi colocada no nicho da fachada da basílica.
À entrada da Basílica, por cima da porta principal, encontra-se um mosaico que representa a Santíssima Trindade a coroar Nossa Senhora. Foi executado nas oficinas do Vaticano e ali benzido pelo então Secretário de Estado, Cardeal Eugénio Paccelli, futuro Papa Pio XII.
O 15º mistério, um baixo-relevo de pedra, na ábside da capela-mor, representa a Santíssima Trindade a coroar Nossa Senhora. É da autoria de Maximiano Alves.
À entrada da Basílica, do lado direito, encontra-se a imagem de S. João Eudes, fundador da Congregação de Jesus e Maria e da Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Refúgio (também da autoria de Martinho de Brito). Do lado esquerdo, a estátua de Santo Estevão, primeiro rei da Hungria, coroado no ano 1000, que consagrou a sua nação a Nossa Senhora, da autoria de António do Amaral de Paiva.
Os túmulos dos irmãos Francisco Marto e Jacinta Marto, encontram-se respectivamente no extremo direito e esquerdo do transepto.
O templo tem duas sacristias, tendo uma sido convertida em lugar de culto, com o nome de Capela de São José.
Cada um dos 14 altares laterais representa um mistério do Rosário, os baixos-relevos dourados, aí colocados são da autoria do então Jovem Escultor Martinho de Brito. A coroação de Nossa Senhora de Fátima, em 13 de Maio de 1946, e o encerramento do Ano Santo, em 13 de Outubro de 1951, são evocados em duas lápides, à entrada da capela-mor.
O arco cruzeiro ostenta, em toda a volta, um mosaico, onde se lê Regina Sacratissimi Rosarii Fatimae ora pro nobis.
Do lado direito da capela-mor, encontra-se a estátua de São Domingos de Gusmão, o grande apóstolo do rosário no século XIII (autoria de Maria Amélia Carvalheira da silva). Do lado esquerdo, Santo António Maria Claret fundador da Congregação dos Missionários do Coração de Maria (da autoria de Martinho de Brito).



                                Os túmulos dos irmãos Francisco Marto e Jacinta Marto,
encontram-se respectivamente no extremo direito e esquerdo do transepto



Por detrás da balaustrada, encontra-se uma imagem de Nossa Senhora de Fátima. Ao centro, um grande altar de pedra com frontal de prata, representando a Última Ceia de Cristo. Da mesma pedra do altar são feitos o ambão, a peanha da imagem de Nossa Senhora e as cadeiras da presidência. O quadro do retábulo representa a Mensagem de Nossa Senhora que desce, em forma de luz e de paz, ao encontro dos videntes, preparados pelo Anjo. Da autoria do Arq. João de Sousa Araújo. No canto superior direito, figuram os papas Pio XII, João XXIII e Paulo VI. Do lado oposto, três anjos.
Os vitrais da capela-mor representam os quatro evangelistas, a aparição do Anjo, uma cena da vida dos pastorinhos, e aspectos da Cova da Iria em dia de peregrinação. São da autoria do Arq. João de Sousa Araújo

Quando me deparei com a imagem de Nossa Senhora, 3 pessoas vieram a minha mente.
Minha vózinha, a Irmã Teresinha e meu amigo Zanon


Ao centro, um grande altar de pedra com frontal de prata, representando a Última Ceia de Cristo


 Jacinta Marto, Francisco Marto e Lúcia de Jesus (conhecidos por "os três pastorinhos")


O Santuário é rodeado por hoteis e lojinhas.

Cova da Iria é uma localidade na freguesia de Fátima, concelho de Ourém. É um dos lugares que constituem a cidade de Fátima. Nesse lugar situa-se o célebre Santuário de Fátima, lugar onde, segundo a Igreja Católica, Nossa Senhora apareceu a três crianças em 1917,



Dentro dele, funciona uma loja principal e os preços são elevados comparado com as lojinhas do lado de fora. Vale lembrar que alguns "suvenirs" que comprei do lado de fora são iguais aos da loja "mor" . Independente de Santuário, o comercio é igual para todos. A variedade de lembrancinhas nas lojas ao redor é muito mais. A media para se comprar algo aqui é de 2 euros para um rosário pequeno. Fica a dica, depois desta magnifica aula de barroco e neo barroco.

Espero que gostem...
by Val

Comentários

Postagens mais visitadas